Acupuntura para ansiedade: aposte em seu bem-estar emocional

A acupuntura é uma técnica milenar cujos benefícios têm sido cada vez mais reconhecidos pela medicina ocidental.

Sua aplicação vem sendo expandida e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental. 

Depressão, transtornos de ansiedade e outras condições encontram na prática da acupuntura um caminho alternativo para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.

Saiba neste artigo os benefícios da prática para controlar a ansiedade. 

Acupuntura para ansiedade: o que você precisa saber

A ansiedade, junto com a depressão, são conhecidas como “males do século”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em dados divulgados em 2017, nosso país tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade.

Pense agora em como isso aumentou com a pandemia, trazendo, inclusive, profissionais da saúde para as estatísticas. 

Para tratar a ansiedade e os demais males do século, além dos métodos convencionais e o uso de medicamentos, muitas pessoas têm buscado cada vez mais tratamentos alternativos, como a acupuntura para ansiedade e depressão. 

O tratamento de acupuntura para ansiedade envolve o equilíbrio dos chamados canais meridianos. De acordo com a técnica chinesa, o nosso corpo possui uma energia vital, conhecida como QI. Como já citado anteriormente, quando acontece esse desequilíbrio de energia, são originadas as doenças.

Este tipo de tratamento auxilia na alteração de neurotransmissores, fazendo assim com que substâncias como a serotonina e a noradrenalina tenham a concentração aumentada no sistema nervoso, levando à sensação de bem-estar.

Regiões como o antebraço, punho, pés e tornozelo, são pontos de acupuntura responsáveis por harmonizar e equilibrar os sintomas da ansiedade. A automassagem nessas regiões, também pode trazer benefícios para a mente e o coração.

O papel da acupuntura

De modo geral a acupuntura estimula o Sistema Nervoso Central (SNC) para que ele libere moléculas neuroquímicas. Isso resulta em mudanças bioquímicas capazes de influenciar os mecanismos de equilíbrio do organismo, além de promover o bem-estar físico e emocional e reduzir efeitos colaterais dos medicamentos.

As pesquisas científicas mais recentes têm mostrado que a prática pode até ser comparada à Terapia Cognitivo Comportamental, intervenção muito útil no gerenciamento da ansiedade, especialmente quando a iniciativa de se submeter à acupuntura parte do paciente. Uma explicação para esse benefício são as várias frentes nas quais essa técnica atua. 

Confira:

  • Áreas cerebrais conhecidas por reduzirem a sensibilidade à dor e ao estresse, além de promover relaxamento e a desativação do “cérebro analítico”, responsável pelo medo e a ansiedade;
  • Regulação dos níveis de neurotransmissores (ou seus moduladores) e hormônios como a serotonina, noradrenalina, dopamina, GABA, neuropeptídeos Y e ACTH, além de alterar a química cerebral que auxilia no combate combate de estados afetivos negativos;
  • Estímulo de analgésicos endógenos que afetam o Sistema Nervoso Autônomo. O estresse ativa o sistema nervoso simpático, enquanto a acupuntura ativa o sistema nervoso parassimpático, encarregado de iniciar a resposta de relaxamento;
  • Reversão de mudanças patológicas nos níveis de citoquinas (mediadoras da resposta de defesa do corpo) inflamatórias associadas à ansiedade;
  • Reversão de mudanças induzidas pelo estresse no comportamento e na bioquímica orgânica.

Se você quiser experimentar os benefícios da acupuntura, entre em contato conosco e marque seu horário!

Comente e compartilhe nosso artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Artigos:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Kangendo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.