Estresse e ansiedade: como terapias japonesas podem ajudar

Homem recebendo massagem terapêutica, bem relaxado, sobre a importância das terapias japonesas para combater estresse e ansiedade

Os altos níveis de estresse e ansiedade, assim como outras condições relacionadas à saúde mental se tornaram um problema de saúde muito comum nos últimos anos. 

Percebe-se que o efeito excessivo e contínuo pode comprometer bastante a saúde, desencadeando várias doenças e  prejudicando a qualidade de vida e a produtividade.

Por isso, é importante que as pessoas se preocupem em buscar ajuda para não agravar esses casos. Além da medicina tradicional, o que pode ajudar em tratamentos e combate ao estresse e ansiedade são as terapias alternativas, como as japonesas. 

Vamos falar mais sobre isso neste artigo, acompanhe!

Estresse e ansiedade: principais causas

Há vários motivos que podem desencadear problemas de saúde mental, como ansiedade e estresse. 

A pressão no trabalho, rotinas desgastantes, pouco tempo para descanso, problemas emocionais ou familiares e até mesmo problemas de saúde podem preocupar demais até desenvolver situações de ansiedade, estresse e outras síndromes, como do pânico e burnout. 

Situações pontuais como a pandemia agravaram esse quadro de saúde mental. Além da preocupação com a própria saúde e de familiares e amigos, muitas pessoas passaram pela situação de perder o emprego e de problemas financeiros. 

Atualmente existem muitas formas de combater o estresse e impedir que ele se torne um problema grande em nossas vidas. É muito importante aprender a controlá-lo desde o momento em que o sentirmos pela primeira vez.

Entretanto, se não lhe dermos atenção, ele poderá se transformar em um transtorno crônico mais difícil de tratar com medicamentos e diferentes tipos de terapias.

Terapias japonesas que ajudam a tratar ansiedade e estresse

Algumas terapias japonesas são excelentes para amenizar estresse e ansiedade, além de também ajudar a melhorar problemas físicos de saúde. 

Que tal conhecer algumas delas?

Massoterapia

As massagens ajudam a combater os efeitos de estresse e ansiedade. São bastante benéficas para o corpo e mente. 

Elas ajudam a reduzir os níveis de cortisol, que é o hormônio que causa estresse e ansiedade. Além disso, ajudam a aumentar os níveis de dopamina e serotonina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar.  

Shiatsu

Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. 

Mais do que uma massagem, o shiatsu tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos.

O shiatsu é muito benéfico para o alívio do estresse, porque promove reequilíbrio energético dos sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções.

Reiki

Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em diferentes pontos do corpo, como cabeça, tórax, abdômen e costas. 

O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico, pelo contrário, complementa. Tanto que faz partes da práticas integrativas e complementares do SUS. 

A técnica gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse e ansiedade, o Reiki também é eficaz na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão. 

Quer saber mais sobre como relaxar com técnicas terapêuticas? Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Artigos:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Kangendo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.