O que é moxabustão e 3 benefícios

A moxabustão, também chamada de moxaterapia, é uma técnica milenar oriental que serve para tratamentos diversos, tendo como foco o equilíbrio e a harmonia do corpo, proporcionando bem-estar, alívio de dores e outros benefícios. 

É uma das terapias oferecidas pela Kangendô, e pode ser aplicada em conjunto, como complemento, conforme veremos mais adiante. Saiba mais sobre essa técnica e conheça seus benefícios.

O que é Moxabustão?

A moxabustão (forma simplificada da palavra moxacombustão) é tão antiga quanto a Acupuntura. É uma técnica terapêutica da acupuntura que consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele através de um bastão enrolado com ervas medicinais (bastão de Moxa), que é normalmente feito com folhas da planta Artemísia vulgaris. 

O calor resultante da queima do bastão de moxa aplicado na pele, em áreas específicas e nos pontos de acupuntura, tem o objetivo de eliminar acúmulos energéticos nos pontos dos canais (meridianos), promovendo o perfeito funcionamento dos órgãos. 

A moxabustão e a acupuntura: breve histórico

A moxabustão é parte integrante e complementar de um tratamento da acupuntura. Essa forma japonesa de utilização da moxaterapia é uma prática muito antiga, que teve seu conhecimento perdido na China e chegou ao Japão através da Coreia, tornando-se uma arte muito popular no país do sol nascente. 

Conhecida formalmente no Japão por ÔKyu, esse estilo é muito forte e clássico no país, que já teve grandes mestres ao longo da história, como Sawada Ken e Isaburo Fukaya, dois grandes especialistas na moxaterapia japonesa. 

Essa arte faz uso de pequenos cones da moxa amarela de forma direta e indireta na pele em pontos clássicos da acupuntura ou em pontos não convencionais.

A sua grande inovação foi a utilização de um tubo de bambu oco com a abertura em um dos lados, para que, quando pressionado ao término da queima da moxa, aproximadamente a 1mm da pele, promovesse não só a interrupção da queima dos cones de moxa antes que estes atingissem a pele produzindo bolhas, mas também produzisse um efeito único de penetração do calor nos pontos e meridianos.

Outro nome conhecido pela prática é o de Kobei Akabane, um grande acupuntor, moxaterapeuta e pesquisador da acupuntura japonesa. Sua grande contribuição se deu em 1952, quando, ao tratar um paciente que era portador de diabetes, optou por tratar os pontos insensíveis nos pés com moxa, os famosos pontos Seiketsu, localizados nos cantos ungueais dos dedos. 

Ao dar continuidade ao tratamento, ele percebeu a melhora drástica em seu paciente. Com isso, resolveu direcionar sua pesquisa aos pontos seiketsu. 

A partir das experiências com esses pontos, Akabane percebeu que poderia avaliar os meridianos através da sensibilidade ao calor nos pontos seiketsu. Suas pesquisas apontaram para a energia maléfica Jaki, sobretudo aquela proveniente do frio e do vento, como sendo a principal responsável pelo desequilíbrio e alterações energéticas nos meridianos.

3 benefícios do moxabustão

A moxabustão trata e previne doenças trazendo inúmeros benefícios à saúde através da cura, recuperação ou melhora da qualidade de vida.

Entre os benefícios que a técnica apresenta, podemos listar os seguintes:

  1. Eleva a produção de leucócitos melhorando a imunidade.
  2. Eleva a produção de hemácias aumentando os níveis de glóbulos vermelhos, o que eleva a quantidade de nutrientes e oxigênio circulando pelo corpo.
  3. Estimula a circulação sanguínea e linfática através da vasodilatação periférica resultante do calor liberado, aumentando o fluxo e a irrigação sanguínea alcançando as extremidades com mais facilidade, levando hemácias e leucócitos.

Para mais informações sobre a terapia e como ela pode lhe ajudar, entre em contato com a Kangendô e marque sua sessão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Artigos:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Kangendo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.