“Escola de terapias japonesas voltada para o despertar do ser: corpo, mente e espírito”
A KANGENDÔ – Escola Brasileira de Terapias Japonesas tem atuação em todo o território brasileiro e países da América do Sul. Porém, sua sede principal está localizada no Brasil, em Goiânia-GO. A KANGENDÔ oferece cursos de extensão e pós-graduação em acupuntura Japonesa, além de cursos livres, tais como: ventosaterapia Kangendô, reiki, shiatsu Kangendô, Sotai, entre outros. Além disso, a escola disponibiliza atendimento terapêutico ao público em geral. Pessoas com dores crônicas, agudas e patologias específicas ou que desejam mais qualidade de vida são atendidas pela KANGENDÔ.
A missão da KANGENDÔ é despertar nos(as) alunos(as) e pacientes o estado natural de equilíbrio e harmonia com o uso de técnicas japonesas. São utilizadas ferramentas para aprimoramento terapêutico, desenvolvimento pessoal, despertar da consciência e realinhamento integral do ser: corpo, mente e espírito.
A KANGENDÔ foi idealizada e fundada pelo Sensei Valério Lima, que aplicou todo o seu conhecimento, estudos, pesquisas e vivências no campo das filosofias e terapias orientais da Índia, China, Tibete e Japão. Após 20 anos de experiência em atendimentos, cursos e treinamentos em diversas partes do mundo, ele fundou a KANGENDÔ. A escola já formou mais de 2 mil alunos em seus cursos, tanto nos cursos livres de shiatsu Kangendô, reiki, ventosaterapia Kangendô e Sotai, como nos cursos de extensão e pós-graduação em Acupuntura Japonesa, além de ter atendido mais de 5 mil pacientes nas sessões terapêuticas e no Centro de Terapias Integrativas (CTI) tanto no Brasil, quanto em outros países.
A KANGENDÔ é a primeira instituição de ensino no Brasil a oferecer uma formação completa e exclusiva em Acupuntura Japonesa, no formato de pós-graduação Lato Sensu e de extensão, isso se deve a todo o empenho e visão revolucionária do seu fundador. A Kangendô possui parcerias internacionais com escolas e associações japonesas e também foi a primeira escola a oferecer a formação de Reiki na metodologia tradicional japonesa, tendo em sua linhagem os mestres e tradutores do método ainda em japonês, criado por Mikao Usui.
A palavra KANGENDÔ possui sua origem nos ideogramas da escrita japonesa. O KANJI para KAN significa CASA. GEN traduz a ideia de FONTE ou ORIGEM, no sentido de algo original e natural. DÔ significa caminho, disciplina, treinamento, assim como uma filosofia de vida. Ou seja, KANGENDÔ pode ser traduzido como O CAMINHO DE VOLTA PARA CASA ou O CAMINHO DE VOLTA PARA O ESTADO ORIGINAL. Na filosofia oriental, voltar-se para a origem é retornar ao estado natural, que é primordialmente um estado de equilíbrio e harmonia. É encontrar o seu centro, a sua estabilidade física, mental, emocional e espiritual.
O logotipo da KANGENDÔ reforça a filosofia e a proposta da escola, representadas por dois símbolos importantes do Japão, o Tori e o Sol, que remetem ao consciente e ao inconsciente. O Tori é um portal que simboliza a separação do plano mundano para o plano sagrado. Ou seja, passar pelo Tori é o mesmo que ir ao encontro sua essência e ligação com a natureza. O Sol dá uma ideia muito ampla e vasta, simbolizando o estado de claridade e iluminação da mente e da consciência. Com isso, a escola reforça o seu objetivo de transformar pessoas para que elas encontrem o seu propósito de vida, por meio do despertar da consciência e realinhamento integral do ser: corpo, mente e espírito.
Valério é Mestre em Reiki com formações nos métodos tradicionais japoneses com o Daí Shihan Frank A. Petter. É também credenciado como Shihan Kaku, professor assistente, pelo Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto Jikiken de reiki, com sede em Kyoto, no Japão). Pelos serviços prestados em prol da medicina oriental no Brasil, Sensei Valério recebeu o título de Dr. Honoris Causa em Medicina Oriental, pela Faculdade Einstein (FACEI). Tem especialização em técnicas como Moxaterapia, Keiraku Chiryo (terapia de Meridiano), Suidamá (ventosaterapia japonesa), shiatsu e sotai.
O fundador da Kangendô também é praticante de New Seitai, formado pelo Sensei Hideshi Goto Praticante de Sotai, com formação pela escola Yasuragi de shiatsu e sotai do Sensei Arturo Valenzuela. Valério é Sensei certificado com o grau de Nidan no Hakkoryu Jutsu e Koho Shiatsu Igaku, do Japão e Nidan em Hakko Denshin Ryu pelo Kokodo Renmei.
Sensei Valério Lima é especialista em terapias japonesas e medicina oriental para tratamentos de dores e equilíbrio emocional e físico, desde 2000. Também é diretor e professor do 1º curso de pós-graduação em Acupuntura Japonesa do Brasil e criador do método de shiatsu da Kangendô. Além disso, como professor, ministra cursos em todo o Brasil e em países da América Latina e América do Sul.
Ele também é especialista nas técnicas da acupuntura japonesa e moxaterapia Okyu do estilo Fukaya e Sawada, formado pelo Sensei Antônio Augusto Cunha. Membro certificado pela Associação Hari do Brasil, formado no sistema Hari de Acupuntura Japonesa, pelo Mestre Koei Kuwahara. Ele possui formação nas técnicas: de agulhamento da acupuntura japonesa com o Sensei Atsuki Maeda (EUA); de Kan-Shin-Ho de agulhamento indolor do estilo de Wachi Sugiyama, formado pelo Sensei Yoshihiro Odo e formação em Keiraku Chiryo (terapia de meridiano) com o Sensei Stephen Birch. Valério participou do Congresso Internacional de Acupuntura e Moxabustão da WFAS, em Tsukuba, no Japão, em 2016. Possui pós-graduação em acupuntura tradicional chinesa pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).
Conheça os parceiros da Kangendô. Temos parcerias internacionais com escolas e associações do Japão e de outros países.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Kangendo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.